Voluntariado

O voluntariado, cada vez mais vivenciado e partilhado na nossa comunidade, cumpre um grande propósito, ao permitir a transformação social e a consequente construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e desenvolvida.

Este projeto, destinado a alunos do ensino secundário, visa ir ao encontro da missão do Colégio, principalmente no sentido de ajudar a formar jovens “emocionalmente saudáveis e capazes de agir conscientemente na sociedade”.

No Colégio, o trabalho voluntário tem duas principais valências: apoio ao estudo, com periodicidade semanal, a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico; e apoio pontual na organização e dinamização de atividades lúdico – pedagógicas. Além disso, os alunos têm a oportunidade de, ao longo de cada ano letivo, visitar algumas instituições particulares de solidariedade social, desenvolvendo, assim, um trabalho direto junto de crianças e famílias desfavorecidas ou com dificuldades.

Do ponto de vista formativo, o Serviço de Psicologia e o Departamento de Filosofia dinamizam sessões de formação com os alunos voluntários ao longo do ano, discutindo casos, partilhando experiências e refletindo em conjunto, sendo esta a forma de se trabalhar os seguintes aspetos do voluntariado: definição de voluntariado, motivações e competências para se ser voluntário, direitos e deveres do voluntário, compromisso assumido, comportamentos a adotar e/ou a evitar, entre outros. Estas sessões possibilitarão uma ação mais consciente e adequada dos alunos, assim com o permitirão avaliar o programa e ajustar o mesmo, quando assim for necessário.