Missão Colégio Paulo VI

A Nossa Missão

O Colégio Paulo VI assume como sua Missão educativa junto da comunidade escolar:

Formar pessoas criativas, dotadas de pensamento crítico, de excelência intelectual, emocionalmente saudáveis e capazes de agir conscientemente na sociedade, construindo uma escola na vanguarda da mudança.

A construção de um ensino mais credível, com mais qualidade, mais consentâneo com as necessidades e aspirações dos nossos jovens e com as exigências da sociedade em que vivemos, reclama de todos nós pensamento crítico e trabalho árduo, mas conceber e realizar um Projeto Educativo significa, sobretudo, a partilha difícil das decisões e das responsabilidades, a participação séria de todos e o compromisso honesto de cada um.

Pelo Projeto Educativo, a escola não só afirma a sua identidade atual, as suas singularidades, como também certifica o futuro desejado, aquilo em que quer tornar-se e a(s) estratégia(s) a seguir para realizar os objetivos que se propõe atingir. Vamos empenhar-nos na construção de uma escola exigente e atual que fomenta a emergência de alunos criativos, críticos, emocionalmente saudáveis e socialmente capazes.

A Visão e o Lema

A sociedade é hoje palco de uma série de manifestações que estão a provocar profundas mudanças sociais: a explosão dos media, a investigação científica e tecnológica, a construção de redes inteligentes globais, as reorganizações e os entrechoques permanentes do poder e da sua natureza, as crises económicas, as conflituosidades ideológicas e éticas. No que se refere à educação, o desafio para os seus intervenientes exige o pensamento crítico, o intelecto, a emoção, o espírito de cidadania e a criatividade.

A nossa Visão implica uma atitude intelectual com o propósito de ensinar os alunos a analisar, a construir, a formular e a avaliar raciocínios, visando não só a formulação de juízos, mas também a resolução de problemas de uma maneira coerente e consciente.

Personalidade e Ética

Neste contexto, valorizamos, não apenas os resultados atingidos, mas também o esforço empreendido, o trabalho disciplinado e o progresso, inerentes à conquista de qualquer projeto, vetores indispensáveis à garantia da excelência intelectual. Perspetivamos cada aluno como um ser único, com uma história pessoal, um corpo em que se entrecruzam tecidos materiais e sociais, dotado de sensibilidade e criatividade. Associado a todo o trabalho de formação intelectual, é imperativo ajudar os nossos alunos a fomentar atos positivos e a ter consciência dos atos negativos, procurando anulá-los, numa pedagogia direcionada para os valores. Assim, tendo plena consciência da ética por que pretendemos reger-nos, partimos “da possibilidade de agir tendo em conta o momento de fragilidade, de efemeridade, de precariedade do valor em si” (Costa e Silva, 1997), visando uma aceitação da singularidade de cada um de nós, o estabelecimento da comunicação com o outro e o respeito pela diferença. Fomentaremos a solidariedade, educaremos para a cidadania e alimentaremos a justiça.

Uma escola de formação integral deve, igualmente, educar para a criatividade, moldando o gosto e a sensibilidade dos seus alunos, com vista a criar sentido estético e capacidade de apreender a multiplicidade de linguagens que compõem o mundo atual. Deste modo, cada discente adotará uma visão mais ampla quer de si quer do universo que o rodeia.

Missão Colégio Paulo VI

O Nosso Lema

Em síntese, o Colégio Paulo VI, numa perspetiva formativa que contempla as diferentes vertentes do ser humano, tem por lema: "SABER, FAZER E SER."