Projecto Formas para Animação

O Projeto Formas para Animação¬ é desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, no 5.º ano, e tem por objetivo constituir uma iniciação ao “Cinema de Animação”, utilizando para isso meios muito simples e de fácil aplicação.

Inicialmente, são apresentados alguns conceitos básicos do cinema de animação e proposta a construção de alguns brinquedos óticos como o taumatrópio, o foliscópio e o flipbook, que constituem um excelente meio de aprendizagem dos princípios básicos do “Cinema de Animação”. No decorrer desses exercícios práticos, são apresentadas aos alunos variadas técnicas experimentais, como recortes (papel), stop motion e flipbook, além de conceitos de timing, narrativa, fotografia e produção com o apoio de filmes e making-ofs.

O projeto culmina com a realização de uma (ou mais) curta-metragem, fazendo ao longo desta, uma abordagem transversal ao universo da ilustração, banda desenhada e animação, orientando os alunos, dotando-os de conhecimentos práticos, métodos e ferramentas diversas, para o trabalho nestas áreas de expressão.

A escolha da produção de filmes de animação, como tema principal desta disciplina, prende-se igualmente com o facto de a metodologia desenvolvida nestes projetos estimular diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, nomeadamente: criatividade, planeamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.