Clubes do Colégio Paulo VI

Clube de Artes

O Clube de Artes apresenta-se como um espaço lúdico e de aprendizagem extracurricular, integrando alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Os projetos desenvolvidos neste Clube abordam as artes plásticas na sua plenitude, com especial incidência no desenho, na pintura sobre tela e na cerâmica. A existência deste clube reveste-se de grande importância, uma vez que a Arte é um elemento indispensável na formação do ser humano e no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do mesmo.

Os objetivos nucleares deste Clube vêm ao encontro do desejo desta instituição em afirmar-se como uma entidade promotora da cultura, primando pelo apelo à importância das Artes como valor cultural, assim como pelo desenvolvimento do sentido de apreciação estética e artística do mundo.

Atelier de Teatro

O Grupo de Teatro apresenta-se como um espaço lúdico e de aprendizagem extracurricular, integrando alunos a partir do 3º ano até ao 9º ano..

Este Atelier pretende, num contexto mais específico:

- Promover o gosto pelo teatro e pelas técnicas de expressão corporal e oral;

- Sensibilizar o público-alvo para o sentido estético, promovendo, com isso, valores literários, artísticos e culturais;

- Desenvolver capacidades de mnemónica e criar o à-vontade com o público.

Dentro da panóplia de competências abrangidas, o Teatro propõe ainda, num contexto geral, promover o espírito de grupo e o desenvolvimento de competências de comunicação e interação, estimulando a criatividade e a atuação voluntária e social, desenvolvendo nos alunos competências pessoais, nomeadamente a autonomia, o saber ser, o saber-estar e o saber-fazer.

Clube de Robótica

Com o Clube de Robótica, pretende-se que os alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário adquiram as competências básicas na robótica.

São abordados os conceitos mais simples desta ciência e o principal objetivo consiste em:

- Dotar os alunos da capacidade de montar e programar um robô na sua vertente de movimento, rotação e interação com o meio envolvente recorrendo à utilização de diversos sensores, onde se incluem o sensor de toque, o sensor de ultrassons, o sensor de luz e o sensor de som.

São dinamizados três grupos distintos, sendo o primeiro de iniciação à robótica, o segundo de aprofundamento e o terceiro de nível avançado.

Clube Pequenos Exploradores

O Clube Pequenos Exploradores é uma parceria estabelecida entre o Colégio Paulo VI e a ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).

É um programa extracurricular para crianças e jovens a frequentar o 1º e 2º Ciclo.

Com o principal objetivo de estimular a criatividade, o clube recorre a metodologias promotoras de autonomia e promove exploração de aptidões pessoais diversas.